Em Fevereiro, a Quercus vai plantar 10.000 freixos, castanheiros, salgueiros e outras árvores na Serra do Açor, como resultado da campanha solidária “Hoje ofereci uma árvore”, promovida no Natal pelo El Corte Inglés.
De acordo com a Quercus, a Serra do Açor foi “destruída quase na totalidade pelos incêndios deste Verão”. Pelo menos 10 hectares vão receber árvores e arbustos autóctones da floresta portuguesa, como azereiro, azevinho, acer, freixo, tramazeira, castanheiro, cerejeira e salgueiro.
As árvores serão plantadas a partir de 21 de Fevereiro na freguesia de Pomares, (distrito de Coimbra), graças aos 20 mil euros angariados durante a campanha solidária realizada durante a época do Natal, entre 24 de Novembro e 6 de Janeiro. Nesse período, os clientes do El Corte Inglés, funcionários e a própria empresa participaram na campanha através da aquisição de marcadores de livros, em papel reciclado, criados para o efeito. Cada marcador tinha um custo de 2 euros e representava a plantação de uma árvore.
Os fundos recolhidos destinam-se ao projeto “Criar Bosques” que, por sua vez, tem como objetivo criar e cuidar de bosques de espécies autóctones, com árvores e arbustos originais da flora portuguesa e o valor foi entregue na totalidade à Quercus.
A reflorestação da Serra do Açor começa a 21 de Fevereiro e precisa de voluntários. Todos os que quiserem participar, terão de fazer a sua inscrição para [email protected] com assunto: hoje ofereci uma árvore.