Criada em 2015, a Wilder – Rewilding your days é uma revista online independente dedicada ao jornalismo de natureza.
Escrevemos sobre conservação da natureza, naturalistas, Ciência (incluindo a Ciência Cidadã), livros, fotografia e desenho e História Natural. Damos-lhe sugestões do que não pode perder em cada estação do ano e de como se tornar um perito nas espécies de que mais gosta. E sobre o que pode fazer para ajudar a natureza em Portugal.
A nossa missão é inspirá-lo a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos de elevada qualidade editorial que lhe sejam úteis.
Faça parte da Wilder. Como?
- Apoie-nos com um contributo ou subscrição mensal.
- Conte-nos coisas interessantes.
- Proponha ser um cronista ou correspondente.
- Dê-nos o seu feedback.
- Contacte-nos para saber mais.
- Subscreva a newsletter, na parte inferior da nossa homepage.
A equipa Wilder
Jornalistas
“Tenho-me dedicado a escrever sobre linces, morcegos, abutres, peixes mas também sobre conservacionistas e cidadãos apaixonados pela natureza, que querem fazer parte de uma comunidade.”
“Escrevo sobre plantas, animais, espécies comuns e raras, descobertas científicas, projectos de conservação, políticas ambientais e pessoas apaixonadas por natureza.”
“É um privilégio poder mostrar a importância do mundo natural através de quem o estuda e protege.”
Marketing e Publicidade
Cronistas e colaboradores habituais
Atlas das Paisagens Literárias de Portugal Continental (IELT/Universidade Nova) (Escrita com Raízes); Carine Azevedo (O que procurar: Espécies botânicas); Projecto LIFE Invasaqua (Espécies Aquáticas Invasoras); Miguel Dantas da Gama (Dias com Vida Selvagem); Paulo Catry (Crónicas naturais); SPEA – Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (Conte as Aves que Contam Consigo)
Colaboradores “Que Espécie é Esta?”
Albano Soares (libélulas, libelinhas, abelhas, vespas, borboletas): Rede de Estações da Biodiversidade, Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal
Associação Ecofungos (fungos e cogumelos)
Carine Azevedo (botânica): consultora na gestão de património vegetal ao nível da reabilitação, conservação e segurança de espécies vegetais e de avaliação fitossanitária e de risco.
Eduardo Marabuto (borboletas): entomólogo
Eva Monteiro (grilos, gafanhotos, ralos, saltões):Rede de Estações da Biodiversidade, Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.
Filipe Ribeiro (espécies aquáticas de água doce): SIBIC-MARE – Projeto LIFE INVASAQUA
Francisco Álvares (mamíferos carnívoros): investigador do CIBIO-InBIO (Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos)
GelAVista (espécies gelatinosas): IPMA
Gonçalo Calado (espécies aquáticas marinhas; caracóis): professor da Universidade Lusófona
Gonçalo Elias (aves): responsável pelo portal Aves de Portugal
Joaquim Tapisso (musaranhos): investigador da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
José Manuel Grosso-Silva (insectos): responsável pelas colecções entomológicas do Museu de História Natural e da Ciência (Universidade do Porto)
Luís Ceríaco (répteis): investigador do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto
Magnus Robb (sons de espécies selvagens): ornitólogo britânico especializado na gravação do canto de aves e do mundo natural
Mónica Albuquerque (espécies aquáticas marinhas): assessora de Biodiversidade Marinha na Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC)
Pedro Sousa (aranhas): investigador doCIBIO-InBIO (Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos)
Roberto Martins (espécies aquáticas marinhas): biólogo marinho e investigador do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar, da Universidade de Aveiro
Rui Andrade (moscas): dinamizador do grupo Diptera em Portugal no Facebook
Rui Félix (percevejos): Rede de Estações da Biodiversidade, Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal
Rui Rebelo (anfíbios): investigador da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
Sílvia Pina (grilos, gafanhotos, ralos, saltões):Rede de Estações da Biodiversidade, Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal
Teresa Rodrigues Lopez (lesmas): investigadora na Universidade de Santiago de Compostela (Espanha)
Financiamento
A Wilder é um órgão de comunicação social, registado na ERC, dedicado exclusivamente à conservação da natureza. É uma revista online de jornalismo independente, suportada pelas sócias fundadoras, pelas vendas da loja Wilder e por alguma publicidade no site.
Mais informações