Os sapadores florestais de 41 concelhos receberam neste domingo 44 novas viaturas para ajudar a proteger a floresta, numa cerimónia na Lousã.
As viaturas, que representam um investimento de 2,5 milhões de euros, foram recebidas pelas equipas de sapadores florestais mais antigas do país, segundo um comunicado oficial.
Na cerimónia, o primeiro-ministro António Costa revelou que este esforço vai continuar em 2018, com 35 novas viaturas, e em 2019, com outras 42.
Além destas 77 viaturas, nos próximos dois anos serão criadas 200 novas equipas de sapadores florestais, com mais 1.000 efetivos, acrescentou.
O primeiro-ministro salientou que os “sapadores florestais têm um papel crescentemente importante” na protecção da floresta e que trabalham durante todo o ano para “a gestão do combustível, ordenamento da floresta, vigilância e primeira intervenção”.
De acordo com António Costa, é preciso apostar na prevenção no combate aos incêndios, “para que, no próximo ano, não se repitam as tragédias” que marcaram 2017, ou seja, os incêndios de Pedrógão Grande (Junho) e de dia 15 de Outubro.