O uso de pesticidas e a forma como está a prejudicar as abelhas é o tema da apresentação do entomólogo britânico Dave Goulson, numa sessão transmitida esta quarta-feira, Dia Mundial da Abelha.
Este investigador da Universidade de Sussex, no Reino Unido, tornou-se internacionalmente conhecido pelos seus livros, onde relata as suas experiências como naturalista e como cientista dedicado aos abelhões e a outros insectos.
A apresentação de Dave Goulson, com o tema “Declínios de abelhas e pesticidas”, vai ser transmitida pelo YouTube, com início às 17h30. Faz parte de um ciclo de sessões online organizado esta semana pelo cE3c – Centro de Ecologia Evolução e Alterações Ambientais, em conjunto com a SPEN – Sociedade Portuguesa de Entomologia.
“Dave Goulson irá focar-se na evidência de que alguns pesticidas modernos são provavelmente um fator significativo para o declínio de insectos, explicar como as abelhas são expostas a eles e o impacto que estes pesticidas têm nelas”, explica uma nota divulgada pelo cE3c, ligado à Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. O especialista britânico também promete discutir “brevemente abordagens alternativas e mais sustentáveis à produção de alimentos que minimizam ou eliminam os pesticidas”.
O Dia Mundial da Abelha, que se comemora a 20 de Maio, foi decretado pelas Nações Unidas em 2017, com o objectivo de chamar a atenção para a importância destes animais polinizadores na sociedade.
Vespas asiáticas em Portugal
Mas a primeira sessão deste ciclo realiza-se já hoje, dia 19 de Maio, dedicada à vespa-asiática em Portugal e à cronologia de como esta espécie invasora chegou ao país e se tem vindo a espalhar pelo território.
“Qual a dinâmica da expansão da vespa-asiática em Portugal? O que torna a vespa-asiática tão bem-sucedida? O que sabemos e o que deveríamos saber? Estaremos destinados a ter de aprender a conviver com a vespa-asiática?” Estas são algumas das questões às quais vai responder o investigador João Carvalho, do CESAM – Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (Universidade de Aveiro), numa apresentação com início às 17h30.
Dia 21, quinta-feira, mais uma vez às 17h30, vai ser a vez de Ricardo Costa, investigador no cE3c. Este biólogo vai falar no YouTube sobre o comportamento dos polinizadores do massaroco, uma planta endémica da ilha da Madeira. O objectivo é utilizar exemplos concretos, que Ricardo recolheu durante as suas observações destes insectos, para explicar as diferenças de comportamento entre várias espécies de polinizadores.
As apresentações terminam com uma sessão por Sónia Ferreira, investigadora do CIBIO-InBIO, que dá a conhecer o projecto Polinizadores de Portugal na sexta-feira, dia 22, com início mais uma vez às 17h30. Esta acção de ciência cidadã pede a colaboração de todos os interessados e curiosos sobre para fornecerem fotos dos insectos que encontrarem, de preferência apanhados em plena polinização, pousados nas flores.
[divider type=”thin”]Saiba mais.
Inspire-se para o Dia Mundial da Abelha com esta entrevista dada por Dave Goulson à Wilder, quando veio a Lisboa em 2016, sobre o fascínio que sente por abelhas, abelhões e borboletas.