O leitor Acácio Fonseca fotografou esta árvore em Vila da Ponte, Sernancelhe, Viseu, a 14 de Setembro de 2024 e quis saber a que espécie pertence. Carine Azevedo responde.
“Num terreno meu, em Vila da Ponte, conselho de Sernancelhe, distrito de Viseu há esta árvore com cerca de 2,50m de altura e que este ano deu muitos frutos do tamanho de nêsperas. Não conheço e gostaria de saber a que espécie pertence a e se os frutos são comestíveis”, escreveu o leitor à Wilder.
Tratar-se-á de uma macieira-silvestre (Malus sylvestris).
Espécie identificada e texto por: Carine Azevedo, consultora na gestão de património vegetal ao nível da reabilitação, conservação e segurança de espécies vegetais e de avaliação fitossanitária e de risco. Dedica-se também à comunicação de ciência para partilhar os pormenores fantásticos da vida das plantas.
A planta da imagem parece pertencer ao género Malus, possivelmente uma macieira-silvestre (Malus sylvestris) ou alguma outra variedade de maçã ornamental (como Malus floribunda ou Malus domestica de frutos pequenos).
Os frutos apresentados na fotografia – pequenos, arredondados e amarelados – são característicos das maçãs-bravas ou silvestres, geralmente ácidos e consumidos por animais, sendo também ocasionalmente utilizados na produção de geleias ou cidra.
O género Malus pertence à família Rosaceae e inclui cerca de 30 a 55 espécies de árvores e arbustos de folha caduca, amplamente distribuídos pelo hemisfério norte, sobretudo na Europa, Ásia e América do Norte. A macieira doméstica (Malus domestica), uma das frutas cultivadas mais importantes do mundo pertence a este género botânico.
A macieira-brava (Malus sylvestris), presente na flora portuguesa, é uma das espécies nativas de Portugal e de outras regiões da Europa. Cresce espontaneamente em florestas, margens de rios e terrenos baldios, desempenhando um papel importante nos ecossistemas ao fornecer alimento para a fauna local.
Para uma identificação mais precisa, seria necessário analisar detalhes como o tamanho dos frutos, a textura da casca e as características das folhas, entre outros aspetos.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.