Que espécie é esta: calêndula

28.04.2025

O leitor Pedro Caetano fotografou esta planta a 1 de Abril em Messines e quis saber a que espécie pertence. Carine Azevedo responde.

“O meu nome é Pedro Caetano, sou de Messines, e gostaria de saber o nome desta planta, em anexo”, escreveu o leitor à Wilder.

Trata-se de uma maravilha ou calêndula (Calendula officinalis).

Espécie identificada e texto por:  Carine Azevedo, consultora na gestão de património vegetal ao nível da reabilitação, conservação e segurança de espécies vegetais e de avaliação fitossanitária e de risco. Dedica-se também à comunicação de ciência para partilhar os pormenores fantásticos da vida das plantas.

A planta observada na imagem é uma calêndula (Calendula officinalis L.), também conhecida como maravilha. Trata-se de uma planta herbácea, pertencente à família Asteraceae, a mesma família de outras espécies bem conhecidas como as margaridas, os girassóis e os crisântemos. 

A calêndula é originária da região do sul da Europa, particularmente da zona Mediterrânica, mas atualmente encontra-se amplamente distribuída em muitas partes do mundo, incluindo Portugal, onde é muito apreciada tanto como planta ornamental como medicinal.

Esta espécie pode atingir entre 30 a 60 centímetros de altura. Apresenta folhas verdes, simples, alongadas, de margens lisas ou ligeiramente onduladas, cobertas por pequenos pêlos finos que lhes conferem uma textura ligeiramente áspera ao toque. 

As flores, que na realidade são inflorescências compostas (capítulos), reúnem numerosas flores tubulares e liguladas, de cor laranja ou amarela intensa, formando conjuntos vistosos e atrativos para polinizadores. A floração da calêndula é longa, podendo estender-se durante grande parte do ano, especialmente em zonas de clima ameno.

A calêndula é muito valorizada não só pela sua beleza, mas também pelas propriedades medicinais das suas flores, tradicionalmente utilizadas em infusões, pomadas, óleos e outros preparados para cuidados da pele.É também estudada pelas suas propriedades anti-inflamatórias, antimicrobianas e cicatrizantes.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Equipa Wilder

A nossa missão é inspirá-lo a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos de elevada qualidade editorial que lhe sejam úteis.

Don't Miss