A leitora Severina Veloso fotografou esta planta a 26 de Abril em Sesmarias, Algarve, e quis saber a que espécie pertence. Carine Azevedo responde.
“Encontrei em 26 abril 2025 em Sesmarias, Algarve, no Resort Colina da Lapa, várias trepadeiras desta espécie cuja foto anexo e gostaria de saber de que se trata e se é comestível”, escreveu a leitora à Wilder.
Trata-se de uma salsaparrilha (Smilax aspera).
Espécie identificada e texto por: Carine Azevedo, consultora na gestão de património vegetal ao nível da reabilitação, conservação e segurança de espécies vegetais e de avaliação fitossanitária e de risco. Dedica-se também à comunicação de ciência para partilhar os pormenores fantásticos da vida das plantas.
A trepadeira que se observa sobre a oliveira é uma salsaparrilha (Smilax aspera L.), uma espécie típica de climas mediterrânicos, amplamente distribuída por todo território continental português.
Pertencente à família Smilacaceae, esta planta pode desenvolver-se de forma arbustiva ou escalar a vegetação vizinha, com a ajuda dos seus espinhos e gavinhas — pequenos ganchos que lhe permitem fixar-se com firmeza.
As folhas são verdes, coriáceas e glabras (sem pelos), com formas variadas. Algumas apresentam manchas brancas na superfície e espinhos tanto nas margens como na página inferior.
As flores, embora pequenas e discretas, são perfumadas e podem apresentar coloração amarelo-esverdeada, branca ou simplesmente esverdeada.
Os frutos, por sua vez, são bagas globosas de tonalidade avermelhada — como as que se veem nas imagens — que escurecem até ao preto à medida que amadurecem, formando cachos pendentes.
Curiosamente, no universo da fantasia e da animação, as folhas de salsaparrilha são conhecidas como o alimento preferido dos Estrumpfes (ou Smurfs), os pequenos duendes azuis que viviam em casinhas em forma de cogumelo, numa aldeia escondida no coração da floresta. Uma referência divertida de várias gerações.
Para saber mais sobre esta e outras espécies do mesmo género, consulte o artigo Plantas nativas para descobrir: a salsaparrilha.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.