A caminho da praia, por que não olharmos com mais atenção para as plantas das dunas? Vale bem a pena abrandar o passo, parar e procurar estas seis espécies, sugeridas por Carine Azevedo, especialista em Botânica.
As dunas são um dos tesouros naturais mais emblemáticos da costa portuguesa. Estes ecossistemas frágeis desempenham um papel importante na proteção das zonas costeiras contra a erosão e as tempestades, devendo por isso preservar-se estes habitats únicos.
Além de embelezarem com as suas flores e folhagens distintas, as plantas que ocorrem nas dunas ajudam a fixar as areias com as suas raízes profundas, protegendo as dunas da ação do vento e das marés, contribuindo para a manutenção do equilíbrio ecológico destes espaços.
Durante o verão, os passeios à beira-mar são mais frequentes, proporcionando oportunidades para apreciar a paisagem encantadora destes ecossistemas e observar uma grande diversidade de plantas, das quais destaco algumas espécies que são facilmente encontradas nesta época do ano:
Estorno (Ammophila arenaria):
Perpétua-das-areias (Helichrysum italicum):
Cordeiros-das-praias (Otanthus maritimus):
Lírio-das-areias (Pancratium maritimum):
Cardo-marítimo (Eryngium maritimum):
Morganheira-das-praias (Euphorbia paralias):
É fundamental que todos os que visitem as dunas respeitem a fragilidade destes ecossistemas. Para tal, evite colher plantas ou pisar fora dos trilhos sinalizados, pois qualquer intervenção pode ter um impacto negativo no ecossistema dunar. A preservação destas áreas garante que as futuras gerações possam continuar a desfrutar das mesmas paisagens deslumbrantes e dos benefícios ambientais que as dunas proporcionam.
Neste verão, enquanto desfruta das suas férias, lembre-se da importância de proteger as dunas e as plantas que nelas ocorrem. A sua preservação depende de todos nós para que possamos continuar a admirar e a beneficiar destes magníficos espaços naturais.