Guia de identificação: Cinco abelhas para procurar

Início

Sabia que há mais de 700 espécies de abelhas em Portugal? Este é um guia simples de identificação de cinco espécies comuns de abelhas que pode ver em parques e jardins.

Abelha-do-mel, Apis mellifera (12 – 13 mm, as obreiras): 

Abelha-do-mel (Apis mellifera). Foto: Zeynel Cebeci/WikiCommons

Abelhão-terrestre, Bombus terrestris (15 – 20 mm):

Abelhão-terrestre (Bombus terrestris). Foto: Vera Buhl/WikiCommons

Abelha-carpinteira-violeta, Xylocopa violacea (28 mm):

Abelha-carpinteira-violeta (Xylocopa violacea). Foto: Daniel Villafruela/WikiCommons

Abelhão-cardador, Bombus pascuorum (13 mm):

Abelhão-cardador (Bombus pascuorum). Foto: Arnstein Staverløkk/WikiCommons

Mineira-de-quatro-bandas, Amegilla quadrifasciata (9 – 12 mm):

Mineira-de-quatro-bandas (Amegilla quadrifasciata). Foto: Hectonichus/WikiCommons

O Dia Mundial da Abelha, a 20 de Maio, celebra-se desde 2018. Com a proclamação deste dia, as Nações Unidas querem “aumentar a consciência sobre a importância dos insectos e alertar sobre o número cada vez menor” de abelhas.

Helena Geraldes

Sou jornalista de Natureza na revista Wilder. Escrevo sobre Ambiente e Biodiversidade desde 1998 e trabalhei nas redacções da revista Fórum Ambiente e do jornal PÚBLICO. Neste último estive 13 anos à frente do site de Ambiente deste diário, o Ecosfera. Em 2015 lancei a Wilder, com as minhas colegas jornalistas Inês Sequeira e Joana Bourgard, para dar voz a quem se dedica a proteger ou a estudar a natureza mas também às espécies raras, ameaçadas ou àquelas de que (quase) ninguém fala. Na verdade, isso é algo que quero fazer desde que ainda em criança vi um documentário de vida selvagem que passava aos domingos na televisão e que me fez decidir o rumo que queria seguir. Já lá vão uns anos, portanto. Desde então tenho-me dedicado a escrever sobre linces, morcegos, abutres, peixes mas também sobre conservacionistas e cidadãos apaixonados pela natureza, que querem fazer parte de uma comunidade. Trabalho todos os dias para que a Wilder seja esse lugar no mundo.

Don't Miss