Nesta primavera, a Wilder lança a nova série, “Como são?” que, todos os dias, lhe fala dos ovos de algumas das aves que nesta estação do ano nidificam no nosso país. As belíssimas ilustrações são de Lúcia Antunes, professora e ilustradora do Grupo do Risco.
O corvo (Corvus corax) é uma grande ave de cor negra que vive todo o ano em Portugal. Outrora relativamente comum, “é hoje relativamente escasso na maior parte do território português” e “ocorre geralmente em densidades muito baixas, raramente se vendo mais de dois ou três indivíduos juntos”, segundo o portal Aves de Portugal.
Ainda segundo aquele portal, o corvo é uma ave que plana frequentemente, voando em círculos, e tem uma cauda longa e cuneiforme. A sua vocalização é “kro-kro”.
Nesta espécie, as paradas nupciais podem começar no final de Fevereiro e as posturas de ovos podem acontecer em Março.
Os ninhos são construídos em zonas de escarpas, árvores ou em estruturas humanas.
Normalmente, as posturas são entre três e cinco ovos.
A incubação dura entre 18 e 21 dias, segundo o livro “Aves de Portugal – Ornitologia do Território Continental”.
As crias abandonam o ninho quando têm cerca de 45 dias de idade.