Os alunos das escolas de Estarreja estão a pintar sarjetas para alertar todos os munícipes que não devem deitar lixo para o chão porque este irá parar ao oceano. A primeira sarjeta do projecto “O mar começa aqui” já está pintada.
Para celebrar o Dia Mundial dos Oceanos, o município de Estarreja e as Eco-escolas – Escola Prof. Dr. Egas Moniz e Escola Secundária de Estarreja – puseram em acção o projecto “O mar começa aqui”, no âmbito do qual os alunos irão pintar sarjetas dentro do espaço escolar e na via pública.
“Esta ação visa alertar todos os munícipes para a importância de uma correta gestão dos resíduos produzidos, colocando-os nos locais adequados para o efeito”, explica o município num comunicado enviado à Wilder.
“Se não forem colocados no local certo, os resíduos poderão ser arrastados pelas águas da chuva e através das sarjetas chegarão aos nossos rios e mar e, inevitavelmente, a nós através da cadeia alimentar.”
O município forneceu as tintas, instalação de barreiras e sinalização bem como todo o apoio necessário à realização da atividade.
As sarjetas serão pintadas na Rua Associação Artística de Avanca (junto à futura entrada da Escola Prof. Dr. Egas Moniz), na Junta de Freguesia de Avanca, na Rua Santa Marinha, Avanca e na Rua Dr. Tavares da Silva, Beduído (junto à Escola Secundária de Estarreja). Em Avanca, os alunos já iniciaram os trabalhos de pintura.
Este projecto quer promover a “preservação dos ecossistemas e da biodiversidade em geral e da qualidade da água doce e salgada em particular” e incentivar “os jovens a passar a mensagem de que “Tudo o que cai no chão, vai parar ao mar”, além de estimular a sua criatividade e cooperação entre todos para a sustentabilidade.
O Dia Mundial dos Oceanos celebra-se a 8 de Junho e este ano o tema é “Revitalização: Ação Coletiva para o Oceano”.