PUB

Que espécie é esta: pirilampo-lusitânico

11.04.2025

O leitor Manuel Veiga quis saber qual o nome da espécie que fotografou a 24 de Março, perto de Anadia. Gonçalo Figueira responde.

“No dia 24 de Março, perto de Anadia, já de noite, reparei numa luzinha nuns musgos. Quando fui a ver vinha deste bicho. Eu diria que tinha menos de meio centímetro. Podiam identificar a espécie por favor?”, perguntou o leitor à Wilder.

Trata-se de um pirilampo-lusitânico (Luciola lusitanica).

Espécie identificada por: Gonçalo Figueira, responsável pelas reservas Lightalive em Portugal, uma rede que existe desde 2018 para conservar os pirilampos.

“Trata-se de uma larva de Luciola lusitanica”, respondeu Gonçalo Figueira.

Quando se tornam adultos, os machos voam e procuram as fêmeas que não voam. A luminosidade que emitem permite localizarem-se uns aos outros.

Neste momento há, pelo menos, 10 espécies de pirilampos registadas em Portugal Continental. 

Saiba aqui como atrair pirilampos (e como os manter) num espaço verde.

Descubra aqui seis coisas sobre os pirilampos de Portugal.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Equipa Wilder

A nossa missão é inspirá-lo a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos de elevada qualidade editorial que lhe sejam úteis.

Don't Miss