PUB

Foto: Maria de Fátima Pereira

Que espécie é esta: libelinha-vermelha-pequena

04.07.2025

A leitora Maria de Fátima Pereira fotografou esta libelinha no Jardim Botânico do Porto, a 19 de junho. Albano Soares ajuda com a identificação.

“Fotografei esta libelinha no Jardim Botânico  do Porto, junto a um pequeno tanque com nenúfares, no dia 19 de Junho de 2025. Gostaria que me ajudasse a identificar a espécie”, pediu Maria de Fátima Pereira, numa mensagem enviada à Wilder.

Trata-se de uma libelinha macho da espécie Ceriagrion tenellum, também conhecida pelo nome comum libelinha-vermelha-pequena.

Foto: Maria de Fátima Pereira

Espécie identificada por: Albano Soares, Rede de Estações da BiodiversidadeTagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.

Esta libelinha de pequeno porte, que mede até 35 milímetros de comprimento, pode ser encontrada em diferentes habitats, desde rios e ribeiras a pequenos canais de rega e lagoas abertas com muita vegetação, por todo o território de Portugal continental, indica o Museu Virtual da Biodiversidade, da Universidade de Évora.

Voa de abril a outubro.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Equipa Wilder

A nossa missão é inspirá-lo a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos de elevada qualidade editorial que lhe sejam úteis.

Don't Miss