As votações para a árvore que vai representar Portugal na edição de 2021 do concurso Tree of the Year já abriram.
Até dia 23 de Novembro, é possível votar em duas árvores favoritas através de um sistema de votação online, coordenado pela UNAC – União da Floresta Mediterrânica. A vencedora será anunciada no dia 26.
“As árvores portuguesas são motivo de orgulho deste concurso nas edições anteriores”, afirma em comunicado a UNAC, uma união de organizações de produtores florestais. Em 2018, no primeiro ano de participação no concurso europeu, Portugal arrecadou o primeiro lugar com o “Sobreiro Assobiador”. Seguiu-se um terceiro lugar na edição de 2019, com a “Azinheira Secular do Monte do Barbeiro”, e a sexta posição em 2020, com o “Castanheiro de Vales”.
O objectivo deste concurso, que actualmente junta 16 países e é organizado pela Environmental Partnership Association, “é destacar a importância das árvores na herança cultural e ambiental da Europa e também dinamizar a ligação da sociedade às árvores”.
“Quer isoladas nos espaços urbanos, quer em conjunto nos jardins e espaços florestais, [as árvores] promovem outras funções como a conservação do solo, o sequestro de carbono e a regulação do ciclo da água, bem como a produção sustentável de bens necessários a todos: madeira, cortiça, papel, produtos cárnicos, cogumelos, frutos secos, plantas aromáticas e medicinais”, sublinha a UNAC.
Entre as 34 árvores portuguesas que nesta edição foram apresentadas como candidatas ao concurso, foram escolhidas dez que estão agora para votação online.
Do júri que seleccionou essas árvores fazem parte António Bagão Félix, autor do livro “Trinta árvores” e antigo ministro da Segurança Social e das Finanças, Rui Queirós, ligado aos processos de classificação de arvoredo de interesse público no Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas e António Gonçalves Ferreira, presidente da UNAC.
Agora é a sua vez.
Conheça aqui as 10 candidatas a Árvore Portuguesa do Ano 2021.