Mostrar qual o papel da ilustração científica no avanço do conhecimento é o grande objectivo da exposição “A Ciência numa Ilustração – ilustrar para comunicar/divulgar Ciência”, na Biblioteca da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto até ao final do ano.
Quem visitar a Biblioteca da Faculdade de Ciências, no Porto, pode encontrar oito mesas expositoras e vários armários com ilustrações, livros antigos, materiais de desenho, modelos científicos tridimensionais e exemplos de como a ilustração faz parte do nosso dia-a-dia.
A exposição, patente na Biblioteca de 11 de Março a 31 de Dezembro, surgiu para sensibilizar a comunidade para o papel da ilustração científica na edificação da sociedade do conhecimento e para mostrar para que serve este tipo de ilustração.
Esta é a segunda mostra dedicada à ilustração científica naquela casa. A primeira, em 2011, foi uma exposição colectiva de trabalhos de alunos dos cursos de Ilustração Científica lecionados no CIIMAR (Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental) e esteve exposta na Galeria dos Leões da Reitoria da Universidade do Porto.
Para Maria João Santos e Francisca Cavaleiro, investigadoras do CIIMAR/FCUP e Comissárias Científicas da exposição, esta mostra “proporciona uma perspetiva abrangente e integrada da ilustração científica”. As ilustrações abrangem diferentes temas – desde a ilustração de plantas e animais à paleontologia – e técnicas, quer a preto e branco, quer a cor (como o aparo, tinta-da-china, canetas de tinta pigmentada, lápis de grafite, aguarela, scratchboard, lápis de cor).
Na sua maioria, as obras são da autoria de Francisca Cavaleiro, mas também há trabalhos de outros investigadores do Museu de História Natural e da FCUP, como Cristiana Vieira, Simão Mateus e a própria Maria João Santos.
Uma das peças a não perder na exposição é um dos livros antigos do espólio da biblioteca da FCUP, o livro de Dioscorides, publicado pela primeira vez no século I d. C.
“Este foi dos primeiros livros científicos a ser iconografado, por isso ilustrado”, disse à Wilder Maria João Santos, acrescentando que “representava o conhecimento dos ‘medicamentos’ da época. Tudo muito à base de plantas, essencialmente, e alguns animais e minerais”. Na exposição está uma edição do século XVI, em castelhano, onde é possível ver algumas ilustrações.
Uma secção desta mostra é dedicada aos modelos científicos tridimensionais usados em diferentes áreas científicas nas faculdades (como cogumelos e modelos anatómicos de algumas espécies) e ainda a objectos que mostram de que forma a ilustração científica está presente no nosso quotidiano, incluindo postais, artigos de decoração e colecções de selos.
[divider type=”thick”]Agora é a sua vez.
Exposição “A Ciência numa Ilustração – ilustrar para comunicar/divulgar Ciência”
Horários:
2f a 6f, das 09h00 às 20h00
Local: Biblioteca da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (Rua do Campo Alegre)
Contactos:
Telef: 22.040.21.91
Email: [email protected]