O Big Garden Birdwatch, o maior projecto de Ciência Cidadã do Reino Unido, acontece de 29 a 31 de Janeiro. Apesar de não ser no nosso país, porque não tentar observar estas 10 espécies de aves nos seus jardins ou varandas?
A desculpa é tão boa como outra qualquer. Observar a natureza ajuda ao bem-estar emocional e físico. Além disso, se registarmos o que encontramos, podemos também contribuir para a Ciência e a conservação da biodiversidade.
É o que acontece há 42 anos com o projecto Big Garden Birdwatch. Na edição do ano passado, cerca de meio milhão de pessoas por todo o Reino Unido participaram nesta contagem, registando um total de 7.833.350 aves.
Os cidadãos que queiram participar apenas precisam dedicar uma hora do fim-de-semana a registar todas as aves selvagens que encontrarem.
Os dados obtidos, normalmente revelados poucos meses depois, servem para construir uma boa imagem de como se estão a aguentar as aves selvagens dos jardins.
Por exemplo, a edição de 2020 descobriu que aumentaram as visitas aos jardins de pardais, carriças, chapins-rabilongos e chapins-carvoeiros.
E que o declínio do pardal-comum nos jardins ingleses poderá estar a reverter, segundo os dados deste censo, iniciativa da RSPB (Royal Society for Protection of Birds).
Aqui ficam, então, 10 aves que nós podemos procurar em Portugal:
Pardal-comum (Passer domesticus):
Verdelhão (Chloris chloris):
Pintassilgo (Carduelis carduelis):
Pisco-de-peito-ruivo (Erithacus rubecula):
Melro (Turdus merula):
Estorninho-preto (Sturnus unicolor):
Rabirruivo-preto (Phoenicurus ochruros):
Chapim-real (Parus major):
Chapim-azul (Cyanistes caeruleus):
Tentilhão (Fringilla coelebs):
Saiba mais sobre o Big Garden Birdwatch aqui.