Promovida pela Fundação Oceano Azul, iniciativa quer juntar milhares de voluntários em ações costeiras e subaquáticas por todo o país.
As ações arrancam este sábado de manhã, 21 de setembro, com uma iniciativa de limpeza no Parque Marinho do Recife do Algarve – Pedra do Valado, a primeira área marinha protegida portuguesa criada este século, em novembro de 2023.
“Esta ação, ao longo da costa de Albufeira, Lagoa e Silves, tem como objetivo limpar esta nova área marinha protegida envolvendo as comunidades locais, e contribuindo para a consciencialização da importância da proteção e valorização deste ecossistema tão rico e único, mas também frágil”, afirma uma nota de imprensa da Fundação Oceano Azul, que coordena esta semana de voluntariado com o apoio da Comissão Europeia e do Parlamento Europeu, no âmbito da campanha europeia #EUBeachCleanup.
Noutros pontos de Portugal continental e também nos Açores e Madeira, incluindo lagoas e rios, estão programadas muitas outras ações que vão realizar-se até 29 de setembro, por iniciativa de organizações não governamentais (ONGs), associações, escolas, centros de mergulho, escolas de surf e bodyboard, sociedade civil, municípios e juntas de freguesia.
Por exemplo, em Loulé, o Dia Internacional da Limpeza Costeira celebra-se no domingo de manhã, com a limpeza das margens e do leito da ribeira do Cadoiço, numa organização conjunta entre a associação Almargem e o município. As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias.
“A Ribeira do Carcavai, com origem no Cerro da Cabeça Gorda (Barrocal), tem cerca de 19 km de extensão, desaguando a mesma no limite sudeste da recentemente criada Reserva Natural Local da Foz do Almargem e do Trafal. Na zona de Loulé, cidade atravessada por um dos ramos da ribeira, ela é conhecida por Cadoiço, referindo-se estes termos a canais, pegos ou covas abertos por águas revoltas nas rochas do leito de uma ribeira”, descreve a câmara municipal algarvia, numa nota de imprensa divulgada.
Este é o sexto ano em que a Fundação Oceano Azul assinala o Dia Internacional de Limpeza Costeira, celebrado todos os anos a 20 de setembro. Em 2023, participaram nestas ações mais de 10.000 voluntários, com o apoio de 450 ONGs e outras entidades portuguesas, que conseguiram recolher 37 toneladas de lixo em mais de 250 ações de limpeza.
Agora é a sua vez.
Para participar numa das cerca de 200 ações de limpeza previstas até 29 de setembro, consulte a lista publicada pela Fundação Oceano Azul e contacte o movimento responsável por essa iniciativa.