O leitor Jorge Leitão fotografou esta planta a 1 de Outubro no Pinhal da Gelfa, Caminha, e quis saber qual é a espécie. Carine Azevedo responde.
“Fotografei esta planta no dia 1 de outubro no Pinhal da Gelfa, Caminha, Viana do Castelo. Era a única espécie com as características observadas na foto. Assim, se me é permitido perguntar, gostaria de saber que espécie é esta”, escreveu o leitor à Wilder.
Trata-se de uma paina-de-seda ou paineirinha (Gomphocarpus physocarpus).
Espécie identificada e texto por: Carine Azevedo, consultora na gestão de património vegetal ao nível da reabilitação, conservação e segurança de espécies vegetais e de avaliação fitossanitária e de risco. Dedica-se também à comunicação de ciência para partilhar os pormenores fantásticos da vida das plantas.
Tudo indica que se trata de uma paina-de-seda ou paineirinha (Gomphocarpus physocarpus). Uma espécie da família Apocynaceae, nativa do sul de Moçambique e da África do Sul.
A paina-de-seda possui porte arbustivo, podendo crescer até cerca de 2,5 metros de altura. Possui folhas inteiras, lineares ou estreitamente lanceoladas e tomentosas em ambas as fases.
Esta planta floresce entre julho e setembro, embora possa prolongar-se um pouco mais. As flores são pequenas, brancas e cerosas e surgem agrupadas em inflorescências.
Os pequenos balões que se vêem na fotografia são os frutos (folículos) desta planta. Cada fruto contém, no interior, inúmeras sementes escuras, aladas, providas de penachos com pêlos brancos, semelhante ao algodão, que auxiliam na sua dispersão.
Esta característica incomum dos frutos adiciona interesse e textura à planta, sendo por isso, muito utilizada como ornamental.
As flores, embora não particularmente vistosas, atraem a borboleta monarca.
Morfologicamente esta planta é muito parecida à sua congénere Gomphocarpus fruticosus, que possui estatuto de espécie invasora em Portugal, e surge listada no Decreto-Lei nº 92/2019, de 10 julho.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.