No ano passado foram recenseadas em França um total de 160.612 espécies de fauna, flora e fungos, num esforço coordenado pelos taxonomistas do Museu de História Natural de Paris. A instituição revela ainda que em 2015 foram descobertas para a Ciência 367 novas espécies.
Há doze anos que, por esta altura, o Museu de História Natural apresenta os resultados da revisão à lista de espécies em França. Este é um trabalho feito pelo seu Serviço do Património Natural para saber quais as espécies que estão presentes no país e as que são endémicas mas também as que desapareceram e as que foram introduzidas.
No ano passado foram descritas 45 novas espécies para a Ciência na metrópole e 322 nos territórios além-mar. Os insectos representam 40% das espécies listadas. Só na metrópole há 11.480 espécies de coleópteros (grupo onde se encontram os escaravelhos, besouros, joaninhas e outros insectos).
“A primeira coisa a fazer é reunir os conhecimentos espalhados por todo o mundo: publicações científicas, colecções de museus”, explica o museu, em comunicado. “Depois, é necessário seguir as espécies novas e as alterações nos grupos taxonómicos das espécies já conhecidas, que podem acontecer por causa do avanço nas investigações em genética”, acrescenta.