O leitor João Cristóvão pediu ajuda na identificação desta árvore que fotografou no Crato a 18 de Abril de 2020. Carine Azevedo responde.
Trata-se do carvalho-negral (Quercus pyrenaica), também conhecido como carvalho-pardo, carvalho-das-beiras, entre outros.
Espécie identificada e texto por: Carine Azevedo, consultora na gestão de património vegetal ao nível da reabilitação, conservação e segurança de espécies vegetais e de avaliação fitossanitária e de risco. Dedica-se também à comunicação de ciência para partilhar os pormenores fantásticos da vida das plantas.
É uma espécie nativa, pertencente à família Fagaceae.
Está presente em quase todas as regiões do país, excepto no Algarve e nos Arquipélagos, sendo mais predominante nas regiões do Norte e Centro de Portugal.
É uma árvore que pode crescer até 25 metros de altura, de copa ampla e arredondada e de tronco direito, por vezes irregular.
É uma espécie caducifólia, isto é, perde a folha na estação mais fria, mas também pode manter a folhagem mesmo depois de seca, renovando-a na primavera.
O carvalho-negral é muito importante na preservação da diversidade biológica dos ecossistemas e é também fundamental como fonte de alimento de muitas espécies de animais.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.