A leitora Alda Romãozinho encontrou esta espécie a 7 de Março na zona de Grândola e quis saber a espécie. A associação Ecofungos responde.
A espécie foi encontrada “num pinhal, entre a Galé e o Pinheirinho (Melides/Grândola). Não faço ideia do que é nem nunca tinha visto. Agradeço ajuda na identificação”, escreveu a leitora à Wilder.
Tratam-se de pútegas ou coalhadas (Cytinus hypocictis).
Espécie identificada por: Ecofungos – Associação Micológica.
A espécie que observou não é uma planta parasita, da espécie Cytinus hypocictis. É conhecida pelos nomes comuns coalhadas ou pútegas.
“As plantas desta espécie são parasitas das raízes de Cistáceas arbustivas, como é o caso da Cistus salvifolius (sanganho-mouro), Cistus ladanifer (esteva), Cistus monspeliensis (sargação), entre outras”, explica ainda a mesma associação.
De acordo com o portal Flora-On, trata-se de uma planta que se encontra em Portugal Continental, onde nasce naturalmente de norte a sul do país.
É um parasita em que “todo o corpo vegetativo da planta [raíz, caule e folhas] se encontra dentro do hospedeiro, consistindo em filamentos que se desenvolvem dentro das suas raízes”, explica o mesmo portal.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.