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Foto: Joana Bourgard

Estas são as 10 escolas que mais ajudam a natureza nos EUA

01.10.2015

Federação Nacional norte-americana para a Vida Selvagem (National Wildlife Federation) anunciou ontem a lista das 10 escolas que mais têm feito pela protecção da natureza, sustentabilidade e educação ambiental nos Estados Unidos.

 

O galardão Eco-Escolas EUA abrange todo o país, de costa a costa, e desde cidades a povoações rurais, passando por escolas rodeadas de arranha-céus ou campos agrícolas.

“Estas escolas são modelos de educação ambiental, onde alunos, pais, professores e funcionários se envolvem em acções para melhorar as suas disciplinas de ciências, engenharia, tecnologia e matemática através da natureza e de actividades ‘hands-on’”, explicou Collin O’Mara, presidente da Federação.

As escolas selecionadas pelo seu compromisso são de vários pontos do país, desde Chicago e Brooklyn a Austin e Miami.

Por exemplo, a Earth’s Magnet School (Newbury Park, Califórnia) tem jardins que imitam os biomas da Califórnia e os alunos passam em média 45 minutos por semana em aulas ao ar livre. A Eisenhower High School (Goddard, Kansas), é uma Monarch Way Station, com plantas silvestres para ajudar as borboletas monarcas em migração. E a Green Tech Academy (Clint Small Middle School, Austin, Texas) tem um jardim com 300 plantas autóctones e 25% dos alimentos que consome são produzidos localmente.

As escolas “estão a criar habitats e laboratórios vivos ao ar livre, estão a reduzir os consumos de água e energia e a melhorar a reciclagem, tudo oportunidades para poupar dinheiro às escolas”, acrescentou. Estes “são exemplos de como podemos inspirar a próxima geração de defensores da natureza e construir comunidades onde as pessoas e a vida selvagem possam crescer e prosperar.”

O galardão Eco-Escolas EUA desafia os estabelecimentos de ensino a fazerem uma avaliação do espaço, um plano de acção e a envolverem toda a comunidade nos seus projectos. E para ajudar a ligar as crianças à natureza, a Federação apoia as escolas a desenvolver aulas ao ar livre, no projecto Schoolyard Habitats, onde tanto professores como alunos aprendem a atrair e conservar a vida selvagem local. “Estes habitats para a vida selvagem tornam-se lugares onde os alunos podem aprender sobre as espécies e ecossistemas e a melhorar as suas competências académicas, aguçando a curiosidade e criatividade”, explica a Federação.

Conheça aqui as dez escolas seleccionadas.

Helena Geraldes

Sou jornalista de Natureza na revista Wilder. Escrevo sobre Ambiente e Biodiversidade desde 1998 e trabalhei nas redacções da revista Fórum Ambiente e do jornal PÚBLICO. Neste último estive 13 anos à frente do site de Ambiente deste diário, o Ecosfera. Em 2015 lancei a Wilder, com as minhas colegas jornalistas Inês Sequeira e Joana Bourgard, para dar voz a quem se dedica a proteger ou a estudar a natureza mas também às espécies raras, ameaçadas ou àquelas de que (quase) ninguém fala. Na verdade, isso é algo que quero fazer desde que ainda em criança vi um documentário de vida selvagem que passava aos domingos na televisão e que me fez decidir o rumo que queria seguir. Já lá vão uns anos, portanto. Desde então tenho-me dedicado a escrever sobre linces, morcegos, abutres, peixes mas também sobre conservacionistas e cidadãos apaixonados pela natureza, que querem fazer parte de uma comunidade. Trabalho todos os dias para que a Wilder seja esse lugar no mundo.

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