A 9 de Maio foi recuperado um cadáver de urso-pardo (Ursus arctos) no Parque Natural de las Fuentes del Narcea, Degaña e Ibias, no concelho de Cangas del Narcea, nas Astúrias.
Trata-se de um macho com cerca de 100 quilos de peso que foi localizado por dois turistas franceses que se encontravam no Parque a fazer observação de ursos e que avisaram os serviços de emergência.
A Consejería del Medio Rural y Cohesión Territorial activou esta manhã um dispositivo de recolha dos restos do animal, integrado por técnicos e agentes da Guardería del Medio Natural e que contou com a colaboração da Patrulha da Fundación Oso Pardo.
A Consejería explica que “tudo parece indicar que, nesta época de acasalamento, a morte pode ter-se devido a lutas com outro macho”.
Além disso informa que “os restos serão levados para o laboratório do Serviço Regional de Investigación y Desarrollo Agroalimentario (Serida) para realizar a necrópsia. Também serão recolhidas amostras para análise”.
O urso-pardo foi declarada espécie Em Perigo de extinção em Espanha em 1989. Hoje distribui-se por quatro comunidades autonómicas – Principado das Astúrias, Cantábria, Castela e Leão e Galiza – em duas populações diferenciadas.
Em Portugal, esta é uma espécie extinta na natureza. Em Maio de 2019 foi confirmada a presença de um urso-pardo, um indivíduo isolado, pela primeira vez desde 1843.
Saiba mais.
Descubra aqui sete curiosidades sobre o urso-pardo.