Um macho de lince-ibérico, espécie Em Perigo de extinção, foi encontrado morto a 11 de Julho numa lagoa artificial de um campo de golfe de Matalascañas, na Andaluzia (Espanha), foi ontem revelado.
O corpo do lince foi recuperado daquele campo de golfe de Matalascañas a 11 de Julho por técnicos do programa LIFE+ Iberlince e por agentes da autoridade. O lince foi levado para o Centro de Análises e Diagnóstico da Fauna Silvestre (CAD) da Junta da Andaluzia.
A necropsia não deu resultados conclusivos sobre a causa da morte deste lince, segundo uma nota do programa Iberlince. “Estão a ser realizadas análises complementares e feita a limpeza de ossos para tentar definir a causa da morte e obter o máximo de informação possível”, de acordo com a nota.
O lince-ibérico (Lynx pardinus) é um dos felinos selvagens mais ameaçados do mundo, um dos predadores carismáticos. É uma espécie classificada desde 22 de Junho de 2015 como Em Perigo de extinção, depois de anos na categoria mais elevada atribuída pela União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), Criticamente em Perigo.
Actualmente a população mundial de lince-ibérico está estimada em 547 animais. Destes, 448 vivem na Andaluzia.
[divider type=”thick”]Saiba mais.
Conheça as prioridades para a conservação do lince-ibérico no Vale do Guadiana durante 2018.
Saiba como se liberta um lince na natureza.
Saiba como é cuidar dos linces no Vale do Guadiana.
Leia a nossa série “Como nasce um lince-ibérico” e conheça os veterinários, video-vigilantes, tratadores e restante equipa do CNRLI em Silves.