Já são conhecidos os vencedores da 4ª edição do Rewilding Photo Contest, concurso de fotografia de natureza organizado pela Rewilding Portugal e no qual participaram 473 fotógrafos com 650 imagens.
O principal objectivo deste concurso, organizado pela Rewilding Portugal, é “promover o património natural português e a sua respetiva valorização e proteção, através da fotografia de natureza”, segundo os seus organizadores. É uma forma de “dar a conhecer à comunidade os magníficos ecossistemas e respetivas espécies de fauna e flora selvagem que temos no nosso país”.
Estes prémios são abertos “tanto a fotógrafos amadores como profissionais, daí termos uma categoria de jovens e também darmos menções honrosas a criatividade e outros parâmetros para quem está a iniciar”, explicou à Wilder Fernando Teixeira, da Rewilding Portugal.
Estiveram a concurso quatro categorias: Fauna; Flora e Fungos; Paisagens com habitats naturais e Jovem Fotógrafo (jovens até aos 25 anos). O júri do Rewilding Photo Contest foi Pedro Prata da Rewilding Portugal, Fernando Ruas do Município do Sabugal e os Blue Nomads, coletivo internacional de fotografia de natureza.
Renato Lainho foi o grande vencedor na categoria Fauna, com a imagem de um papa-figos a sobrevoar o rio.
Marco Neves ficou em segundo lugar nesta categoria e Hugo Marques em terceiro lugar.
O primeiro lugar na categoria Flora e Fungos foi para Hugo Amador.
Nesta categoria, o segundo lugar foi para Pedro Bernardes e o terceiro lugar para António Coelho.
A fotografia “Paisagem Branca”, de Gilberto Pereira venceu o primeiro lugar na categoria Paisagens Naturais.
Pedro Esteves e Carlos Calretas ficaram em segundo e em terceiro lugar, respectivamente.
Finalmente, o grande vencedor na categoria Jovem Fotógrafo foi para João Rodrigues, com uma fotografia de duas ginetas.
Nesta categoria, o segundo lugar foi para João Miguel e o terceiro lugar para Gil Frias.
Existiram ainda menções honrosas entregues aos fotógrafos Bruno Rafael, Pedro Lemos (2), Cátia Gamito, Marco Atraca, Mário Cunha, Carlos Silva, Artur Ferrão, Fábio Ladeiras, Ângelo Jesus, João Galamba, André Barroso, Diogo Miranda, João Pontes, Isabella Witte e Rodrigo Ascenso.
Quanto aos prémios atribuídos foram os seguintes: 1º lugar – 250 euros; 2º lugar – 150; 3º lugar – 75 euros. Todos eles recebem ainda uma garrafa de Altano Rewilding e uma revista da Rewilding Portugal, assim como um galardão que todos os anos ganha a forma de uma espécie emblemática diferente da região do Grande Vale do Côa. No ano passado foi o lince-ibérico e este ano foi o britango ou abutre-do-Egipto.
Os prémios foram entregues no último fim-de-semana no âmbito da programação do Naturcôa – Imagem, Natureza, Território, no Sabugal.