Até 30 de junho pode participar no concurso de fotografia “Litoral Norte – Um Olhar Natural”, que quer promover as espécies selvagens e os habitats daquela área protegida.
O concurso está aberto a fotógrafos amadores ou profissionais de nacionalidade portuguesa ou residentes em Portugal, com mais de 16 anos.
Há três categorias a concurso: Paisagem e habitats naturais, fauna (marinha/terrestre) e flora e funga. Podem ser enviadas até três fotografias por categoria. Todas deverão ser capturadas dentro da área do Parque Natural do Litoral Norte, que este ano comemora 20 anos.
Pode enviar as suas fotografias até 30 de junho e os vencedores serão conhecidos a 21 de julho. Serão atribuídos três prémios pelo júri, um prémio à fotografia mais votada pelo público e menções honrosas também atribuídas pelo júri.
As fotografias selecionadas serão exibidas numa exposição dedicada ao património natural do Parque Natural do Litoral Norte.
Este concurso é uma iniciativa da Comissão de Cogestão do Parque Natural do Litoral Norte.
Esta área protegida – que veio substituir a Área de Paisagem Protegida do Litoral de Esposende – tem mais de 8.761 hectares (dos quais, 7.445,34 hectares são área marinha e/ou estuarina) e estende-se ao longo de 16 quilómetros de costa, desde o estuário do rio Neiva até à zona da Apúlia, em Esposende.
O principal motivo da criação desta área protegida é a conservação do cordão litoral e do sistema dunar, um dos mais importantes do país.
O símbolo deste Parque Natural é o borrelho-de-coleira-interrompida (Charadrius alexandrinus), pequena ave limícola que ali nidifica.