Os vencedores dos British Wildlife Photography Awards 2024 (BWPA) foram revelados a 14 de Março. Uma imagem de uma bola de futebol coberta de percebes, depois de ter percorrido centenas de quilómetros até à costa do Reino Unido, captada por Ryan Stalker, é a grande vencedora destes prémios.
“À tona da água é apenas uma bola de futebol. Mas abaixo da linha de água há uma colónia de criaturas”, comentou, em comunicado, o fotógrafo subaquático Ryan Stalker. “A bola de futebol foi parar à zona costeira de Dorset depois de ter feito uma enorme viagem através do Atlântico”, acrescentou. “Mais lixo no mar poderá aumentar o risco de mais criaturas chegarem às nossas costas e tornarem-se espécies invasoras.”
A fotografia “Ocean Drifter” venceu ainda na categoria Coast & Marine e foi captada em Portland, Dorset, no sudoeste da Inglaterra, na costa do Canal da Mancha.
Os percebes não são nativos do Reino Unido mas podem dar à costa durante fortes tempestades no oceano Atlântico.
“Só posso imaginar a viagem que esta bola fez. Desde a ser inicialmente perdida, depois passar algum tempo nos trópicos onde os percebes são nativos e, talvez, anos em mar aberto, antes de chegar a Dorset”, acrescentou Ryan Stalker.
Mais de 14.000 fotografias foram submetidas este ano, com fotógrafos amadores e profissionais a competir pelo grande prémio no valor de 5.000 libras (cerca de 5.830 euros).
O vencedor da categoria RSPB Young British Wildlife Photographer of the Year 2024 foi Max Wood com a sua imagem de um galeirão num lago ao nascer do Sol. Esta categoria é apoiada pela RSPB (Royal Society for Birds) para encorajar os jovens a envolverem-se com a natureza.
Segundo os organizadores, os BWPA, lançados em 2009, pretendem ser uma mostra da fotografia de natureza britânica e um alerta para a importância e valor das florestas, zonas húmidas e outros ecossistemas daquele país.
“Os British Wildlife Photography Awards trazem à luz a espectacular tapeçaria do património natural britânico”, comentou Will Nicholls, director dos BWPA. “Esta colecção é mais do que apenas uma galeria de imagens; é uma celebração, uma lembrança da resistência da beleza da vida selvagem britânica e uma chamada de acção para a preservação dos espaços naturais que somos tão afortunados de ter em Inglaterra.”
Os fotógrafos competiram em 10 categorias diferentes nos prémios para adultos: Animal Behaviour, Animal Portraits, Botanical Britain, Black & White, British Seasons, Coast & Marine, Habitat, Hidden Britain, Urban Wildlife e Wild Woods. Além disso, houve três faixas etárias em competição para jovens: até 11 anos, 12 a 14 anos e 15 a 17 anos.
Todas as fotografias galardoadas serão publicadas em livro disponível em bwpawards.org.
A competição de 2025 já está aberta e convida fotógrafos com qualquer tipo de experiência a submeter as suas fotografias do melhor da natureza daquele país.
Veja aqui os vencedores desta edição dos prémios: