Banner

Que espécie é esta: vespa-oleira Sceliphron sp.

17.06.2024

A leitora Mariana Silva Ribeiro encontrou estes casulos nas janelas da sua casa em Lisboa a 15 de Junho e pediu ajuda para saber a que espécie pertencem. Albano Soares responde.

“Encontrei estes casulos de inseto na parte de cima do parapeito de uma janela. Acho que são de vespas oleiras mas queria só verificar antes de os tentar remover.  Vi o vosso post sobre algo do género e, portanto, acho que não são perigosas, mas queria saber se devo remover ou deixar estar e que cuidados ter”, escreveu a leitora à Wilder.

Tratam-se de ninhos de vespas-oleiras do género Sceliphron.

Espécie identificada por: Albano Soares, Rede de Estações da BiodiversidadeTagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.

“São ninhos de vespa-oleira do género Sceliphron”, respondeu Albano Soares. “Pode remover, mas se não remover não tem que ter cuidados nenhuns, depois de eclodirem vão embora e fazem ninho noutro local.”

“São inofensivas e não nos atacam mesmo quando provocadas. São óptimas controladoras de outros invertebrados – como aranhas, moscas, etc -, além de polinizadores.”

“Os adultos alimentam-se de néctar nas flores, são por isso polinizadores.”

As vespas Sceliphron vivem em todo o mundo, menos nas regiões polares.

São vespas solitárias e usam barro para construir os seus ninhos, em zonas sombrias e, por vezes, mesmo no interior de portas e janelas. 

A construção dos ninhos cabe à fêmea, que pode construir uma célula por dia. O barro é transportado do seu local de origem até ao ninho através de dezenas de viagens da fêmea.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Equipa Wilder

A nossa missão é inspirá-lo a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos de elevada qualidade editorial que lhe sejam úteis.

Don't Miss