O leitor Manuel Rama pediu ajuda na identificação desta abelha que fotografou na zona de Cantanhede, Coimbra, a 17 de Julho. Albano Soares responde.
“Sou Manuel, tenho bastante gosto para a fotografia macro e ultimamente, para organizar melhor as fotos que vou acumulando, quero identificar corretamente o que vou encontrando pelo jardim. Tenho dúvidas em identificar esta espécie de abelha sendo a primeira vez que a encontro. Está difícil em conseguir encontrar pistas para que a identifique melhor, visto que existem muitas parecidas. Sabendo qual a espécie mais comum na Europa e em Portugal, com os vossos conhecimentos talvez tenham mais sorte que eu”, escreveu o leitor à Wilder.
Trata-se de uma abelha do género Seladonia sp.
Espécie identificada e texto por: Albano Soares, Rede de Estações da Biodiversidade, Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.
“É uma fêmea de Seladonia, um género que se dividiu recentemente de Halictus”, respondeu Albano Soares.
Hoje estima-se que existam em Portugal cerca de 750 espécies diferentes de abelhas, organizadas em 55 géneros. Dessas 750 espécies, nove pertencem ao género Seladonia.
As abelhas do género Seladonia, pertencentes à família Halictidae, são abelhas pequenas com cores metálicas. Normalmente são solitárias e fazem ninhos no chão.
São importantes polinizadoras nos seus ecossistemas.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.