A leitora Sílvia Dias pediu ajuda na identificação de uma vespa que observou em São Brás de Alportel, Algarve, a 14 de Julho. Albano Soares responde.
“Surgiu este insecto de grandes proporções na varanda da minha casa e ao pesquisar tive a indicação que seria uma vespa mutante. Assustadora pelo tamanho mas bela. Como me assustei fotografei do lado de dentro de casa mas espero ser útil para vós. Patas muito felpudas com pelo menos 6 cm de comprimento e o amarelo muito vivo”, escreveu a leitora à Wilder.
Trata-se de uma vespa-mamute (Megascolia maculata).
Espécie identificada e texto por: Albano Soares, Rede de Estações da Biodiversidade, Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.
“É uma Megascolia maculata (vespa-mamute), um gigante inofensivo”, respondeu Albano Soares.
Os adultos comem pólen e néctar. Trata-se de uma vespa inofensiva, que é uma importante polinizadora e também controladora de escaravelhos-rinoceronte (Oryctes nasicornis).
Esta vespa tem o corpo preto brilhante, coberto por uma camada de pêlos. A sua cabeça é amarela no topo e tem quatro zonas amarelas sem pêlos no abdómen.
Picam se molestadas, mas não são nada agressivas. E a picadela não é perigosa, a não ser que sejam alérgicos.
É uma das maiores vespas da Europa e muitas vezes pode ser confundida com a vespa asiática (Vespa velutina).
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.