Vespa-europeia (Vespa crabro). Foto: Sónia Duarte

Que espécie é esta: vespa europeia

A leitora Sónia Duarte encontrou esta vespa a 21 de Agosto em Viseu e pediu para saber qual é a espécie. Albano Soares responde.

“Tenho encontrado quase todos os dias vespas iguais às que envio na foto. Aparecem predominante à noite. A foto foi tirada a 21 Agosto em Viseu. São de dois exemplares. Podem ajudar a identificar? Julgo ser a europeia, mas tenho dúvidas”, escreveu a leitora à Wilder.

Trata-se da vespa europeia (Vespa crabro).

Espécie identificada por: Albano Soares, Rede de Estações da BiodiversidadeTagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.

Esta é “a nossa” vespa, uma espécie autóctone. Ou seja, “pertence à nossa fauna. Consequentemente evoluiu no nosso território onde pertence aos ecossistemas, desempenhando um papel importantíssimo no controlo de outras espécie”, explicou Albano Soares.

“É um predador, por isso também preda abelhas domésticas, mas evoluiu no mesmo ecossistema. Assim, as abelhas reconhecem-na como predadora e o impacto é mínimo.”

Segundo Albano Soares, a principal diferença entre a Vespa crabro e a Vespa velutina (conhecida como vespa asiática) “são os segmentos abdominais: quase todos negros na Vespa velutina. Na Vespa crabro só os primeiros são quase inteiramente negros”.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Equipa Wilder

A nossa missão é inspirá-lo a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos de elevada qualidade editorial que lhe sejam úteis.