A leitora Filipa Araújo fotografou estas vespas em Calvos, Póvoa de Lanhoso, em 2019 e pediu para saber qual a espécie. José Manuel Grosso-Silva responde.
Tratam-se de uma vespa-do-papel (Polistes sp.) e de uma vespa-cuco (família Chrysididae).
Espécie identificada por: José Manuel Grosso-Silva, responsável pelas colecções entomológicas do Museu de História Natural e da Ciência (Universidade do Porto).
A vespa preta e amarela é do género Polistes. São vespas sociais que fazem os vespeiros com os favos à vista (sem parede externa) na vegetação e, com alguma frequência, em paredes, corrimões, varandas e outras estruturas humanas.
A vespa mais colorida é da família Chrysididae. São parasitas de outros insetos durante a sua fase larvar: as fêmeas colocam os ovos nos ninhos de vespas e abelhas solitárias, maioritariamente. As larvas dos crisidídeos alimentam-se das larvas das vespas e abelhas e depois do alimento guardado no ninho.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.