A leitora Ana Albardeiro encontrou este insecto a 26 de Setembro em Estremoz e pediu ajuda para saber a espécie. Rui Andrade responde.
“Vi este bichinho dia 26 de setembro, no concelho de Estremoz. Foi a foto possível… É muito irrequieto!”, escreveu a leitora à Wilder.
Trata-se de uma vespa-cuco (família Chrysididae).
Espécie identificada e texto por: Rui Andrade, dinamizador do grupo Diptera em Portugal no Facebook.
A maioria das espécies desta família é cleptoparasita ou parasitóide de vespas e abelhas solitárias. A fêmea deposita os ovos no ninho do hospedeiro e, quando eclodem, as larvas de vespa-cuco alimentam-se dos estados imaturos deste e do alimento que havia sido armazenado para as suas próprias larvas.
Algumas espécies de vespa-cuco também são conhecidas por serem parasitóides de larvas de vespas porta-serra (subordem Symphyta).
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.