O leitor José Rodrigues fotografou este anfíbio em Janeiro no Parque de Campismo de São Torpes, em Sines, e quis saber qual a espécie a que pertence. Nuno Curado dá-lhe a identificação.
Segundo José Rodrigues, o animal – que foi apanhado e libertado de novo – “estava dentro de uma fresta de um cepo de eucalipto apodrecido”. “Gostaria de saber de que espécie se trata.”
A espécie que observou é um sapo-comum (Bufo spinosus).
Espécie identificada por: Nuno Curado, biólogo e responsável pelo projecto Biodiversidade é mais.
Uma das melhores formas para identificar estes sapos é através da pupila, que é horizontal. Outra dica é ver se tem a íris acobreada, o que é o caso.
Os sapos-comuns existem no nosso país de Norte a Sul, em campos agrícolas, florestas, hortas e jardins. São acastanhados, com pele verrucosa e olhos grandes.
Normalmente estão mais activos à noite e reproduzem-se de Novembro a Abril, segundo o guia “Anfíbios e Répteis de Portugal”, de Ernestino Maravalhas e Albano Soares. As fêmeas põem até 8.000 ovos em cordões de cor escura.
[divider type=”thick”]Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.