O leitor Daniel Ribeiro fotografou este animal em Paços de Ferreira a 24 de Março e pediu para saber a espécie. Rui Rebelo responde.
“Gostaria de saber o nome deste réptil, que não é muito normal aqui na nossa zona Paços de Ferreira, Porto. Fiquei fascinado pelo seu tamanho”, escreveu o leitor à Wilder.
Trata-se de um tritão-marmoreado (Triturus marmoratus).
Espécie identificada e texto por: Rui Rebelo, investigador da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL).
Trata-se da forma terrestre do tritão-marmoreado, Triturus marmoratus.
No Norte do país os exemplareas adultos podem ser “grandes”, como parece ser este na foto. E a espécie consegue manter-se em zonas periurbanas, mas é muito vulnerável a atropelamentos e, por isso, deve rarear nas zonas com mais trânsito.
Esta espécie passa o inverno em terra, apresentando a pele com o aspeto que se vê na foto. Na Primavera migra para os charcos, para se reproduzir. Nessas alturas pode andar grandes distâncias, e pode ser essa a razão que levou este animal a aparecer num local “não-normal”.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.