O leitor Artur Cadete encontrou este anfíbio a 2 de Fevereiro em Fontão-Angeja (Albergaria-a-Velha) e pediu para saber a que espécie pertence. Rui Rebelo responde.
Como contou Artur Cadete, “encontrei este anfíbio, já morto, numa poça em Fontão-Angeja”.
Trata-se de uma salamandra-lusitânica (Chioglossa lusitanica).
Espécie identificada e texto por: Rui Rebelo, investigador da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
Esta é uma observação interessante!
É uma salamandra-lusitânica (Chioglossa lusitanica), espécie ameaçada endémica do Norte de Portugal e da Galiza.
E este local, em Aveiro, é mesmo num dos limites de distribuição desta espécie, ausente das terras baixas em redor da Ria de Aveiro.
E parece uma fêmea adulta… Mas como o indivíduo da fotografia está um pouco inchado posso estar a ser induzido em erro, porque as fêmeas têm normalmente o abdomen mais dilatado que os machos.
Saiba mais sobre esta espécie aqui.
[divider type=”thick”]Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.
Descubra o Calendário Wilder 2020
Para o ano de 2020 criámos um calendário inspirado nas espécies de plantas, animais e cogumelos de Portugal, com 12 das melhores imagens que recebemos dos nossos leitores, através do Que Espécie É Esta. E com os dias mais especiais dedicados à Natureza, de Janeiro a Dezembro.
Saiba aqui como adquirir.
Desta forma está a apoiar o trabalho da Wilder, revista online independente dedicada ao jornalismo de natureza.