A leitora Isabel Gil encontrou estas pegadas perto de Folgares, Pampilhosa da Serra, a 24 de Fevereiro e pediu ajuda na identificação da espécie. Francisco Álvares responde.
“Desta vez (envio um pedido) sem animal mas com pegadas (de dois animais diferentes?), próximo de Folgares, Pampilhosa da Serra”, escreveu a leitora à Wilder.
Espécie identificada e texto por: Francisco Álvares, investigador do CIBIO-InBIO, especializado em mamíferos carnívoros.
Apesar da ausência de escala, as pegadas da esquerda poderão ser de raposa (Vulpes vulpes) ou cão (Canis familiaris), enquanto que a pegada da direita, com quatro garras bem marcadas à frente da pata, aparenta ser de texugo (Meles meles).
Saiba aqui como identificar pegadas de lontras, ginetas, texugos e raposas.
Pode gostar de saber que temos Fichas de Campo Wilder sobre estas espécies:
- Bagas silvestres
- Plantas das dunas
- Orquídeas silvestres
- Borboletas diurnas
- Abelhas e abelhões
- Gafanhotos
- Aves de jardim
- Patos e gansos
- Aves marinhas
- Caracóis terrestres
- Lagartos e lagartixas
- Aranhas
- Cogumelos
- Cobras
- Plantas silvestres
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.