O leitor Dinis Correia fotografou este morcego em Guimarães a 22 de Junho e pediu para saber qual a espécie. Hugo Rebelo responde.
“Chamo-me Dinis Correia e vivo em Guimarães. No dia de ontem, dia 22/07/2025, encontrei à porta de casa um morcego morto. E fiquei intrigado para perceber que tipo de morcego é que é? Morcego orelhudo castanho?”, perguntou o leitor à Wilder.
Tratar-se-á de um morcego-orelhudo-cinzento (Plecotus austriacus).
Espécie identificada por: Hugo Rebelo, investigador que trabalha com morcegos desde 1998 e que hoje faz parte do CE3C – Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais, da Universidade de Lisboa.
“Pela foto é claramente um morcego-orelhudo (género Plecotus). Porém, não tenho fotos de algumas características para poder distinguir a espécie. Dito isto, pelo pinta do bicho é provável que seja um morcego-orelhudo-cinzento (Plecotus austriacus)”, respondeu Hugo Rebelo.
As espécies do género Plecotus distinguem-se pelas orelhas bastante compridas, quase do comprimento do próprio corpo.
O morcego-orelhudo-cinzento é morfologicamente muito semelhante ao morcego-orelhudo-castanho (Plecotus auritus), distinguível, por exemplo, pelo seu pêlo marcadamente mais escuro e acinzentado.
Endémico na Europa, o morcego-orelhudo-cinzento distribui-se por todo o território continental e está muito associado a edifícios, sendo encontrado em telhados, sótãos de habitações abandonadas, igrejas e castelos.
Caça preferencialmente em voo e a sua dieta é constituída na maior parte por borboletas noturnas.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.