PUB

Que espécie é esta: corço

24.07.2025

Os leitores Nuno Castro e Olívia Alves gostavam de saber qual é a espécie que observaram em Valadares, Baião, a 22 de Julho. Francisco Álvares responde.

“Antes de mais obrigado pelo vosso projecto. Gostaria se saber que espécie é esta. Avistada em Valadares, Baião no dia 22 de Julho”, escreveram à Wilder.

Trata-se de um corço (Capreolus capreolus).

Espécie identificada e texto por: Francisco Álvares, investigador do CIBIO-InBIO, especializado em mamíferos carnívoros.

Trata-se de um corço (Capreolus capreolus), aparentemente uma fêmea tendo em conta que não tem hastes e a forma do disco anal (mancha branca traseira).

O corço é um pequeno cervídeo, nativo de Portugal, cujas populações têm vindo a aumentar nas últimas décadas.

Pertence à família dos Cervídeos, onde se inclui o veado, e do qual se distingue pelo menor tamanho e forma do escudo anal, isto é, a mancha branca na parte traseira.

Tem populações naturais que persistiram em pequenos núcleos a norte do rio Douro (serras da Peneda-Gerês, Alvão-Marão e Nogueira).

Desde a segunda metade do séc. XX, este pequeno cervídeo tem vindo a demonstrar um aumento generalizado da área de distribuição e abundância em Portugal, nomeadamente a sul do rio Douro (distritos de Aveiro e Viseu, onde se localiza este registo) devido à expansão natural das suas populações e a vários programas de reintrodução realizados com fins cinegéticos e para aumentar a disponibilidade de presas silvestres para o lobo.

Assim, assistimos ao estabelecimento de novos núcleos populacionais, incluindo as regiões costeiras a norte de Viana do Castelo e as serras Beirãs, a sul do rio Douro.

Hoje, o corço ocorre de forma contínua em toda a metade norte de Portugal (excepto a região costeira a sul do Porto), com algumas populações introduzidas a sul do rio Tejo, que estão confinadas.


Pode gostar de saber que temos Fichas de Campo Wilder sobre estas espécies:


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Equipa Wilder

A nossa missão é inspirá-lo a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos de elevada qualidade editorial que lhe sejam úteis.

Don't Miss