A leitora Inês Guimarães viu este animal a 9 de Maio na Lagoa do Alvão e pediu ajuda na identificação da espécie. Francisco Álvares responde.
“Estávamos hoje (09/05/2025) a passear na Lagoa do Alvão e avistámos este mamífero. Parece uma lontra europeia mas estamos em dúvida devido ao tamanho”, escreveu a leitora à Wilder.
Trata-se de um visão-americano (Neovison vison).
Espécie identificada e texto por: Francisco Álvares, investigador do CIBIO-InBIO, especializado em mamíferos carnívoros.
Infelizmente, não é uma lontra mas sim um visão-americano (Neovison vison), um pequeno carnívoro com hábitos semi-aquáticos facilmente identificável pela coloração negra ou escura, com apenas o queixo inferior de cor branca (visível no video quando larga o lagostim), e um pequeno porte, bastante menor do que a lontra-europeia.
Além disso, ao contrário da maioria dos outros carnívoros nativos como a lontra, o visão apresenta hábitos diurnos e um comportamento bastante confiante, sendo habitual observar em pleno dia e a curta distância.
O visão-americano é uma espécie exótica invasora, originária da América do Norte e que apresenta uma crescente ocorrência no norte de Portugal, resultado de animais escapados de cativeiro em quintas para produção de peles (maioritariamente localizadas na Galiza e outras regiões Espanholas).
O visão apresenta grandes impactos na fauna nativa, através da predação (de aves, peixes, anfíbios e toupeira-de-água), competição (com a lontra e o toirão) ou transmissão de doenças (a outras espécies de carnívoros).
O registo deste exemplar de visão-americano na serra do Alvão é bastante preocupante, pois indica uma recente colonização desta área protegida de montanha, e uma grave ameaça às populações residuais que aí ocorrem de Toupeira-de-água (Galemys pyrenaicus), um pequeno mamífero endémico do norte da Península Ibérica e em grave risco de extinção no nosso país.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.