O leitor Paulo Pereira observou esta espécie a 29 de Dezembro numa praia do concelho de Mafra e pediu ajuda na identificação. Gonçalo Calado responde.
“Encontrei a concha de um gastrópode, que penso que seja da espécie Mitra mitra numa praia do concelho de Mafra. Gostaria que me confirmassem se de facto é mesmo desta espécie, porque pelo que percebi não é um gastrópode presente no Atlântico. Posso estar equivocado”, escreveu o leitor à Wilder.
Trata-se de uma mitra-episcopal (Mitra mitra).
Espécie identificada por: Gonçalo Calado, biólogo e professor da Universidade Lusófona.
“Sim, é uma Mitra mitra. É uma espécie do indo-pacífico mas muito utilizada em artesanato com conchas, às vezes à venda perto de praias. Deverá ter sido perdida”, explicou Gonçalo Calado.
Este molusco gastrópode, que pode medir até 18 centímetros de comprimento, tem uma concha com uma espiral alta, em torre, e é de tons brancos com manchas laranja ou avermelhadas.
Vive em águas tropicais pouco profundas e perto de recifes de coral e está mais activo durante a noite, quando se arrasta sobre a areia. Normalmente, durante o dia, estes moluscos estão enterrados na areia.
É uma das espécies mais conhecidas e populares na sua região.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.