O leitor Mário B. Santos pediu ajuda na identificação deste peixe que viu na praia junto à Lagoa de Albufeira a 5 de Abril. Nuno Vasco Rodrigues responde.
“Encontrei, na rebentação, uma grande cabeça de peixe, fazendo lembrar um bacalhau (que não há por cá), na praia junto à Lagoa de Albufeira, no dia 5/4/2025. A identificação será, neste caso, um trabalho de detective”, escreveu o leitor à Wilder.
Tratar-se-á de uma abrótea (Phycis phycis).
Espécie identificada por: Nuno Vasco Rodrigues, fotógrafo de conservação e especialista em Peixes e autor do livro Peixes marinhos de Portugal.
“Pelo formato da cabeça e presença de barbilho na mandíbula inferior, possivelmente uma abrótea, Phycis phycis“, respondeu Nuno Vasco Rodrigues.
Este peixe – conhecido também como abrótea-da-costa ou abrótea-da-pedra – pertence à família Phycidae. É um teleósteo parente do bacalhau e pode chegar aos 70 centímetros de comprimento e aos quatro quilos de peso.
Tem dorso acastanhado e ventre mais claro e olhos e boca protuberantes.
Vive até aos 300 metros de profundidade no Atlântico Nordeste, desde o Golfo da Biscaia até Cabo Verde, e no Mar Mediterrâneo e Adriático, em fundos rochosos ou lamacentos. É uma espécie muito comum nos Açores, Madeira e Mediterrâneo.
Alimentam-se principalmente de pequenos peixes.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.