O leitor Manuel Amorim encontrou este peixe a 22 de Maio no rio Ave, e pediu para saber qual a espécie. Filipe Ribeiro responde.
“Pesquei este peixe a 22 de maio no rio Ave. Pescadores da região dão-lhe o nome de espanhol, mas penso que não será termo técnico correto”, escreveu o leitor à Wilder.
Tratar-se-á de um escalo-do-norte (Squalius carolitertii).
Espécie identificada e texto por: Filipe Ribeiro (SIBIC-MARE – Projeto LIFE INVASAQUA).
A minha primeira avaliação é que parece ser um escalo-do-norte (Squalius carolitertii).
Porém, as identificações baseadas em fotografias são sempre desafiantes porque não permitem uma avaliação detalhada das características que se vêm, nem a avaliação de outras características não visíveis.
Nesta bacia hidrográfica existe o bordalo (Squalius alburnoides), mas também um escalo exótico (Squalius cephalus/squalus). Não me parecem ser essas as espécies, mas fica sempre a ressalva que é sempre bom ter mais fotografias de várias aspetos (cabeça, barbatana anal e dorsal abertas).
O escalo-do-norte é uma espécie endémica da Península Ibérica e ocorre principalmente nas bacias hidrográficas do centro e norte da Península Ibérica.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.