O leitor Vasco Gonçalves fotografou esta medusa a 1 de Novembro na Praia da Bela Vista, Costa da Caparica, e quis saber qual o seu nome. A equipa do GelÀVista responde.
“Penso que o que envio em anexo é uma medusa tambor. Mas como tem um cruz em cima tão perfeita e não se vêem tentáculos gostava de ter a confirmação”, escreveu o leitor à Wilder.
Trata-se de uma medusa-do-tejo (Catostylus tagi).
Espécie identificada e texto por: Equipa do GelAVista, do Grupo de Oceanografia e Plâncton do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O leitor observou um indivíduo da espécie Catostylus tagi, conhecida como medusa-do-tejo.
É uma espécie muito comum nas águas de Portugal continental e uma das mais avistadas pelos observadores GelAvista. É especialmente abundante em redor dos rios Tejo e Sado, mas também pode ser encontrada mais a norte, na zona da Ria de Aveiro e Douro, ou a sul, perto do rio Guadiana e Ria Formosa.
Tem sido observada em águas portuguesas nas últimas semanas, pois estamos a atravessar um período de elevada abundância da espécie.
A cruz referida, e que tão bem se observa na foto, é mesmo uma das características que nos permite identificar a espécie e distingui-la, por exemplo, da medusa-tambor. O bordo rendilhado da campânula (o “chapéu” da medusa) é outra das características. Este exemplar encontra-se já danificado, provavelmente devido ao arrojamento a terra, e perdeu os seus tentáculos característicos em forma de “cacho de uva”.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.