A leitora Maria Helena Fonseca fotografou este animal em Mértola a 12 de Fevereiro e pediu ajuda na identificação da espécie. Francisco Álvares responde.
“Em frente à minha casa na Vila de Mértola, no sábado dia 12-02-2022, os gatos estavam a brigar por causa deste rato morto. Já vi muitos ratos trazidos por eles mas este é diferente de todos. Gostava de saber de que espécie é. O corpo terá cerca de 15 cm”, escreveu a leitora à Wilder.
Trata-se de um leirão (Eliomys quercinus).
Espécie identificada e texto por: Francisco Álvares, investigador do CIBIO-InBIO, especializado em mamíferos carnívoros.
Trata-se de um Leirão (Eliomys quercinus), um roedor raro em Portugal e o único representante da familia Gliridae que ocorre no nosso país.
Apresenta um aspecto característico, com uma coloração contrastante na cabeça caracterizada por uma “máscara” negra e um pincel de pêlos longos na extremidade da cauda (ausente no exemplar da fotografia, possivelmente devido à predação pelos gatos).
O leirão é uma espécie generalista que ocorre numa grande variedade de biótopos, mas do qual existe um número muito reduzido de registos em Portugal.
Os dados de presença conhecida desta espécie revelam uma distribuição bastante descontínua no nosso país, com ocorrências dispersas ao longo do território continental. Este padrão sugere que ocorre em baixas densidades e em várias subpopulações muito localizadas, designadamente na região interior do Baixo Alentejo (de onde provém este registo em Mértola).
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.