O leitor Rui Gonçalo Saraiva encontrou um lagostim a 30 de Outubro no Carregado e pediu para saber qual a espécie. Filipe Ribeiro responde.
“Sou morador no Carregado e hoje (30 de Outubro) fui dar a minha volta de bicicleta e qual não é o meu espanto quando me deparei com esta espécie a circular na “Estrada da Central“ que liga secundária entre a N3 e a EDP. Achei curioso e algo bizarro pela quantidade. O que posso fazer?”, escreveu o leitor à Wilder.
Trata-se de um lagostim-vermelho-do-Louisiana (Procambarus clarkii).
Espécie identificada por: Filipe Ribeiro (SIBIC-MARE – Projeto LIFE INVASAQUA)
Esta é uma espécie exótica invasora com um grande sucesso. Em 40 anos, o lagostim-vermelho-da-Louisiana entrou em Portugal e espalhou-se por todo o país. É uma das espécies exóticas invasoras mais perigosas.
Esta espécie nativa da América do Norte, que entrou em Portugal em 1979, está espalhada por, pelo menos, 11 bacias hidrográficas de Norte a Sul: Douro, Leça, Vouga, Mondego, Lis, ribeiras do Oeste, Tejo, Sado, Mira, ribeiras do Algarve e Guadiana.
É um predador voraz de anfíbios – como a salamandra-de-costelas-salientes (Pleurodeles waltl) e a rela (Hyla arborea) -, insectos e plantas e é temido pelos orizicultores, que vêem as galerias escavadas pelos lagostins secar os seus campos de arroz.
Em 2021 foi aprovado o plano de acção para controlo desta espécie em Portugal.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.