A leitora Daniela Martins fotografou estas estrelas-do-mar na praia do Cabedelo, Figueira da Foz, a 24 de Agosto e pediu ajuda na identificação. Gonçalo Calado responde.
“Encontrei estas duas estrelas iguais na praia do Cabedelo, Figueira da Foz, à beira mar no dia 24/08 por volta das 15h. Uma delas tinha apenas 4 braços. Porquê? Gostaria de saber qual a espécie e se são inofensivas e se é possível tocar nelas”, escreveu a leitora à Wilder.
Trata-se da estrela-do-mar-comum (Asterias rubens).
Espécie identificada e texto por: Gonçalo Calado, professor da Universidade Lusófona.
São exemplares da estrela-do-mar-comum Asterias rubens.
“Podem, num acidente (interação com outras espécies, por exemplo, ou mau tempo), perder algum dos braços, tendo a capacidade de o regenerar. Deve ser o que se passou com um de quatro braços”, explicou Gonçalo Calado.
“São inofensivas, podemos tocar nelas, tendo o cuidado de as manter sempre dentro de água, uma vez que não aguentam muito tempo sem água, secando e morrendo.”
A estrela-do-mar-comum tem cinco braços e geralmente mede entre 10 e 30 centímetros de diâmetro.
Pode ser de cor laranja, castanha ou violeta e tem o corpo coberto por espinhas calcárias.
Vive em substratos rochosos e cascalho onde se alimenta de moluscos e outros invertebrados bentónicos.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.