A leitora Susana Martinho pediu a identificação de um caranguejo que observou nos Açores em Agosto de 2021. João Encarnação responde.
Trata-se do caranguejo-peludo (Eriphia verrucosa).
Espécie identificada por: João Encarnação, investigador do CCMAR – Centro de Ciências do Mar da Universidade do Algarve.
“Essa espécie é, com bastante certeza, a Eriphia verrucosa“, respondeu João Encarnação.
O caranguejo-peludo é uma espécie da família Eriphiidae. Vive a baixas profundidades e em fundos rochosos com algas no Oceano Atlântico oriental, no Mar Mediterrâneo e no Mar Negro.
Tem uma “carapaça espessa e lisa, variando em cor de vermelho acastanhado a verde acastanhado, com manchas amarelas”, segundo o Museu Virtual da Biodiversidade da Universidade de Évora.
“As pinças são fortes e uma pinça é geralmente maior que a outra e está armada com tubérculos arredondados, enquanto a pinça menor apresenta projecções mais nítidas, dispostas em linhas. Pode atingir um comprimento de 7 cm.”
“Alimenta-se de invertebrados, entre os quais moluscos, poliquetas e bivalves e a sua época de reprodução tem inicio em Maio ou Junho.”
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.