A leitora Isabel Gonçalves fotografou esta alga na praia de Azurara, Vila do Conde, a 24 de Julho e pediu ajuda na identificação. João Canilho responde.
“Fotografei esta alga na praia de Azurara, Vila do Conde, na maré baixa. Parece uma Feofita”, escreveu a leitora à Wilder.
Trata-se de uma alga cabelo-de-velha (Gracilaria gracilis).
Espécie identificada por: João Canilho, curador da exposição “Phycologia“, patente de 4 de Julho a 13 de Outubro no Museu Nacional de História Natural e da Ciência, em Lisboa.
“Pela imagem, parece tratar-se da alga Gracilaria gracilis e é, na realidade, uma alga vermelha, da divisão/filo Rhodophyta e não uma Feófita – alga castanha – da divisão/filo Heterokonta”, respondeu João Canilho.
“É uma alga curiosa porque ocorre frequentemente em substratos arenosos e não apenas em zonas rochosas”, acrescentou.
Estas algas podem chegar aos 60 centímetros de comprimento e delas se pode extrair o agar, uma gelatina vegetal usada na alimentação e na produção de medicamentos e de cosméticos.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.