O leitor Ernesto Pavão fotografou uma borboleta a 31 de julho, no concelho de Mirandela, e pediu ajuda na identificação. Eva Monteiro responde.
“Fotografei esta borboleta na localidade de Cachão, freguesia de Frechas, concelho de Mirandela”, descreveu Ernesto Pavão. “É a bela-dama?”, perguntou também.
Trata-se com efeito da borboleta bela-dama (Vanessa cardui), também chamada de vanessa-dos-cardos.
Espécie identificada por: Eva Monteiro, da Rede de Estações da Biodiversidade, Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.
A bela-dama é considerada uma borboleta grande, com 70 milímetros de envergadura de asa, sendo relativamente comum em Portugal. É uma das borboletas diurnas mais cosmopolitas do mundo, uma vez que pode ser observada em muitos países europeus e também na América do Norte, África e Ásia.
Graças ao trabalho de investigação científica realizado nos anos mais recentes, sabe-se hoje que esta borboleta é uma grande migradora, migrando entre a Europa e África e vice-versa, ao longo de gerações sucessivas, todos os anos. Pode ler mais sobre as descobertas científicas mais recentes aqui.
Saiba ainda como pode contribuir para o conhecimento científico sobre esta borboleta, através da ciência cidadã.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.